O caderno Viagem do jornal O Estado de São Paulo, depois de consultar 32 especialistas, fez uma relação dos 10 lugares mais atraentes  para o turista brasileiro visitar em 2019. Três estão no Brasil.

1º LUGAR

Peru – A moda é feita de ciclos. Porém, há exceções. Uma delas é o Peru, que não apenas não sai do radar dos viajantes, como tem uma capacidade impressionante de se reinventar. E de cativar, claro. Não à toa, conquistou o primeiro lugar isolado.

2º LUGAR

Croácia – Finalista da Copa do Mundo, a Croácia conquistou muito mais do que a empatia do planeta este ano. O país reforçou a curiosidade dos viajantes, já despertada por Dubrovnik, locação de Game of Thrones.

3º LUGAR

Porto – Portugal foi 1º lugar na nossa lista de Melhores Destinos 2018, e segue no radar com sua 2ª maior cidade. Com Lisboa já desbravada, é hora de olhar para a região do Douro. A Azul terá voos diretos para a cidade a partir de Campinas em junho de 2019.

4º LUGAR

Lençóis Maranhenses – A nova estrada ligando São Luís a Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis, impulsionou o número de turistas no último ano. Com acesso mais fácil, também devem crescer os investimentos na infraestrutura hoteleira da região

5º LUGAR

Japão – A preparação para a Olimpíada, em 2020, ajudou a despertar a curiosidade sobre o país, que encanta com sua mistura de tradições milenares, tecnologia e belas paisagens. Há placas em inglês nas principais atrações e a população é receptiva.

6º LUGAR

Islândia – Um país pequenino, com belezas imensas. A Islândia vem caindo no gosto dos viajantes por sua extravagância: é remoto, acolhedor, gelado, vulcânico. E mais: também ganhou o mundo como cenário de Game of Thrones.

7º LUGAR

Sudeste Asiático – A região é extensa e engloba um punhado de países. Vários com um custo bem atrativo para nós, ainda mais com o real desvalorizado. Como diz Mari Campos, “um clássico dos últimos anos e que não deve sair de moda entre brasileiros tão cedo”.

8º LUGAR

Alter do Chão – Chamada de Caribe Amazônico, foi eleita a melhor praia brasileira pelo jornal inglês The Guardian em 2009. Desde então, tem atraído cada vez mais a atenção de turistas estrangeiros e começa a receber mais visitantes brasileiros.

9º LUGAR

Egito – Tem gente desejando ir ao Egito desde quando as aulas de história fizeram saltar aos olhos o destino berço de tantas civilizações. Passada a Primavera Árabe, há certa estabilidade, com investimento público em segurança.

10º LUGAR

Ceará – Tem um litoral selvagem, marcado por cobiçadas vilas, e sua infraestrutura turística vem crescendo. Jeri ganhou aeroporto em 2017. A marca Carmel inaugurou um segundo resort em 2016, na Praia de Cumbuco, e promete mais um na Praia de Taíba, em 2019.

Comentar ()

() Comentários

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por e-mail.


Sobre mim

Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. Este blog é muito biográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver.