Universidade de Coimbra transmite doutorado online sobre Envelhecimento Ativo, amanhã

novembro 29, 2020 0 Por Thereza Christina Pereira Jorge
A escola europeia de doutoramento em envelhecimento “EIT Health Ageing PhD School”, coordenada pela Universidade de Coimbra, realiza de 30 de novembro a 4 de dezembro, um Retiro Anual com um programa online que inclui palestras abertas ao público em geral sobre vida saudável e envelhecimento ativo, desafios sociais e o papel da inovação. A iniciativa, que vai reunir alunos e parceiros para discutirem ideias colaborativas e planos de investigação de doutoramentos, inclui ainda cursos de Inovação e Empreendedorismo e workshops de desenvolvimento de carreira.
A iniciativa está organizada em quatro apresentações principais de livre acesso: “How can we extend healthy lives?” (30 de novembro, 09h15) com Thomas von Zglinicki, da Universidade de Newcastle; “From the kitchen to the bedside: understanding the molecular basis of synucleinopathies” (1 de dezembro, 10h) com Tiago Outeiro, da Universidade de Medizin Göttingen; “Societal challenges beyond and next to your PhD” (2 de dezembro, 10h) com Erik Buskens, da Universidade de Groningen, e “Innovation in Healthcare” (3 de dezembro, 10h) com Alexandre Lourenço, do Centro Hospital e Universitário de Coimbra e Doutorando na NOVA School of Business & Economics.
A escola de doutoramento EIT Health Ageing, focada no Envelhecimento, resulta de uma colaboração pan-europeia de parceiros académicos e não académicos do EIT Health, um programa europeu dedicado ao financiamento e mentoria de startups na área da saúde e das ciências da vida.
O objetivo desta escola é promover a formação internacional e intersetorial de uma nova geração de especialistas de doutoramento em ciências do envelhecimento, neurociência, gerontologia e epidemiologia, de forma a alcançarem competências sólidas de Inovação e Empreendedorismo (I&E) que possam usar para desenvolver e comercializar novas soluções de saúde.
É a primeira Escola de Doutoramento na área da saúde a ser distinguida com um EIT Label, um certificado de qualidade que é concedido a excelentes programas educacionais focados em inovação, empreendedorismo, criatividade e liderança e que são baseados no paradigma do triângulo do conhecimento: a integração entre inovação, investigação e ensino.
Tem um vasto conjunto de parceiros europeus, dos quais a Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o Centro Hospital e Universitário de Coimbra.
noticiasdecoimbra..pt