Volta às Aulas em Breve

cristovam-charge

 

A Comissão de Educação da Câmara aprovou projeto do Senado Federal que obriga as instituições de ensino superior a oferecer cursos e programas de extensão às pessoas idosas (PL 6350/13). Esses cursos poderão ser presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

O  projeto  de lei é  de  2013 (PL.-6350/2013),  do senador  Cristovam  Buarque  (PPS-DF).
O texto acrescenta dispositivo ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que já prevê o apoio do poder público à criação de universidade aberta para as pessoas idosas.

O estatuto também já determina o incentivo à publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, que facilitem a leitura, considerando a natural redução da capacidade visual.
Relatora da matéria, a deputada Pollyana Gama (PPS-SP) apoiou o projeto que, segundo ela, “aprimora as obrigações fixadas no Estatuto”.

A parlamentar também acolheu alteração feita na Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa para incluir no texto a expressão “educação ao longo da vida”, por ser utilizada na literatura especializada e nas discussões sobre oportunidades educacionais ao idoso.

Tramitação


O projeto identificado como prioritário tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara Notícias

Cursos Cidadania Hoje

 

O  INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO – ILB,  Escola de Governo do Senado Federal já oferece  cursos aos interessados. São  muito bons. Têm como tema  Política, Educação Política, Administração, Redação e outros.

Os “Cursos sem tutoria” têm a característica de serem autoinstrucionais, ou seja, sem orientação ou acompanhamento de professores. O aluno interage diretamente com o material didático, realiza exercícios de fixação, avaliação final e obtém o certificado. A carga horária varia e cada estudante pode se matricular em até dois cursos ao mesmo tempo. Os cursos desta modalidade têm duração de até 60 dias, a partir da data de matrícula. O certificado somente será emitido 21 dias após a matrícula.

Os “Cursos com tutoria” são aqueles que têm orientação de professores e duração de 40 dias. A carga horária é de 60 horas. O público alvo são os servidores do legislativo federal, estadual e municipal. O cidadão comum pode se candidatar, caso haja vagas remanescentes.

Quer se matricular? Faça seu login e escolha o curso desejado.
Se ainda não é aluno, cadastre-se.

http://saberes.senado.leg.br/

Clique no ícone  “sumário” para ler as informações sobre o curso.

 

Thereza Christina Pereira Jorge

Iniciamos com Viva com Beleza Envelhecimento Ativo há 10 anos. E estamos aprendendo a Arte de Envelhecer, e que Arte difícil! O site trata da descoberta do meu Envelhecimento Ativo. Consultoria em Envelhecimento Ativo [email protected] Meu nome é Thereza Christina Pereira Jorge, sou carioca, mãe de dois filhos, jornalista. Estudo há sete anos e Envelhecimento Ativo e escrevo sobre isso. Primeiro no blogue Viva com Beleza e agora no site Arte de Envelhecer. Fui repórter-editora nos jornais O Globo e sucursal Rio de O Estado de São Paulo. Trabalhei nas revistas femininas da Editora Bloch e na revista Isto É, também na sucursal. Sou formada em Ciências Sociais pela UFRJ. O site _ https://www.artedeenvelhecer.com.br _ é muito autobiográfico porque estou descobrindo e praticando o que a OMS definiu como Envelhecimento Ativo. Amo a vida e o viver. Tenho apreciado (às vezes) o meu envelhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo