De 18 a 92 anos, as idades dos candidatos ao pleito inspiram um diálogo intergeracional?

Autor(a):
O sanfoneiro Oswaldo Bento Pereira Sanches, a poetisa Rita Capistrana Chaves e o estreante Alberto Schlatter, candidatos mais velhos nas eleições 2022
Os candidatos às eleições de 2022 têm idades que variam entre 18 e 92 anos, segundo os pedidos de registro de candidaturas analisadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com checagem feita pela CNN, o candidato mais velho nas eleições de 2022 é José de Castro Coimbra, o Dr. Coimbra (Avante), de 92 anos. O médico de formação, nascido em Coxim (MS), é candidato a deputado federal em São Paulo.

Na disputa pela Presidência, o candidato mais velho é José Maria Eymael (DC), que tem 83 anos. O presidente candidato à reeleição,Jair Bolsonaro, tem 67 anos. O candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, fará 77 em outubro. E Ciro Gomes, também candidato à Presidência, tem 64  anos.

Entre as mais de 30 mil candidaturas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições deste ano, está um grupo bem restrito de nomes na disputa cuja idade ultrapassa os 80 anos. Cerca de cem idosos acumulam décadas de vida, mas nem sempre experiência política.

Entre esses cem candidatos com mais de 80 anos, 43 concorrem a deputado federal, 42 a deputado estadual e cinco como governadores ou vice governadores. Há ainda Olivio Dutra (PT-RS), de 81 anos, que se lançou ao Senado, e José Maria Eymael (DC-RS), que está na sexta corrida à Presidência aos 82 anos. Os demais são candidatos a cargos de suplência no Congresso Nacional.
Já a mais jovem a pedir registro de candidatura na Justiça Eleitoral é Pamela Kathellen Silva Mendes, que tem 18 anos. Natural do Recife, ela tenta disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo PMN.
Os mais longevos
Além de Dr. Coimbra (Avante), Pereira Sanches (PSC) também é um candidato a deputado federal nonagenário. Com 90 anos completados em março, ele concorre à Câmara dos Deputados em Minas Gerais.Nas disputas para governador, o mais velho é Amazonino Mendes (Cidadania), com 83 anos. Ele tenta voltar ao comando do governo do Amazonas, estado que administrou em quatro mandatos.Na disputa pelo Senado, o mais velho é Olívio Dutra (PT), de 81 anos, que pleiteia uma cadeira pelo Rio Grande do Sul.Entre os postulantes a deputado estadual, a posição é de Rita Capistrana (PSD), de 89 anos, que se candidatou em Minas Gerais.

Regras para a disputa
A legislação brasileira define idade mínima para a disputa de cada um dos cargos. A idade máxima não foi definida. No Portal do Senado Federal, houve uma proposta de idade máxima de 70 anos para presidente,senadores,governadores e 65 para deputados.

A justificativa seria preencher uma lacuna deixada pela nossa constituição, que estabeleceu a idade minima para o acesso aos cargos políticos, mas não determinou a idade máxima. Ao propor uma idade máxima impede que pessoas com grande poder aquisitivo e influênca politica se perpetue no cargo, diz o texto. Seriam necessários 20 mil apoio para se tornar um projeto mas obteve apenas 6.

Para que um cidadão concorra a presidente, vice-presidente e senador, deve ter no mínimo 35 anos. Os candidatos a governador e vice-governador precisam ter ao menos 30 anos.

Os que concorrem a deputado – federal, estadual ou distrital — devem ter no mínimo 21 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *