“Topofilias”(*), um olhar amoroso sobre idosos na Pandemia

Autor(a):

Nos dois últimos anos, os idosos foram protagonistas. De doenças, vacinas e mortes. Mas …em Portugal, dois artistas, resolveram  mudar os olhos e a pauta. José Miguel Soares e Ana Luena (na foto acima) viram arte na arte de envelhecer e visitaram mulheres e homens idosos e os fotografaram.

O e-mail de José Miguel Soares:

“Cara Thereza Christina,

Obrigado pelo seu contacto. É um prazer. Envio-lhe abaixo informações acerca da exposição ‘Retratos de Borba’. De referir que esta exposição está integrada no projeto Topofilias, que foi desenvolvido em 5 concelhos do Alentejo Central. O projeto Topofilias além desta exposição, conta com mais 4 exposições noutras localidades (‘Retratos de Alandroal’, ‘Retratos de Estremoz’, ‘Retratos de Reguengos de Monsaraz’ e ‘Topofilias’). 

TOPOFILIAS

Projeto de fotografia com seniores

‘Topofilias’ (*) é um projeto de Fotografia da Malvada, com criação e direção artística de Ana Luena e José Miguel Soares, que envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento, tendo como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória, através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano. Realizado nos Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz, o projeto inclui-se no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, promovido pela CIMAC. Explora-se o conceito de Topofilia, o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou o meio ambiente, uma associação que promove a ideia de pertença e de identidade cultural.”

(*) Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Livro por Yi-Fu Tuan

Malvada Associação Artística;  [email protected] 
Ana Luena:+351 96 026 88 43/José Miguel Soares: +351 96 560 19 66
https://www.facebook.com/malvada.associacao 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *