Aposentadoria: mais felicidade?

Autor(a):

Embora a pandemia não tenha ajudado as conexões sociais de ninguém, os homens em comparação com as mulheres estão em uma queda mais acentuada há anos no que diz respeito à maneira levam suas vidas. Uma pesquisa indica que, entre 1990 e 2021, o percentual de homens que relataram não ter “amigos próximos” aumentou 5 vezes.

Mesmo o que eu caracterizaria como “festeiros” parecem ter seus próprios desafios. Os homens que relatam ter mais de 10 amigos caiu de 40% em 1990 para 15% em 2021. Um estudo do ano passado apontou que 98% das mulheres têm uma melhor amiga, em comparação com apenas 85% dos homens.

Leia mais: Idosos são mais felizes que adultos na meia-idade, mostra estudo

Por si só, isso não significa necessariamente solidão. No entanto, a probabilidade de sentir sozinho é muito maior sem amigos. O Centros de Controle de Doenças nos Estados Unidos relata que a solidão não é para os fracos de coração. Pode estar ligada a doenças físicas e mentais que incluem doenças cardíacas, hipertensão, depressão, má nutrição, demência, aumento de hospitalizações e outros males.

Mulheres sofrem consequências

Este não é apenas um problema do homem, como muitas vezes se torna um fardo para suas mulheres. O desgaste emocional que os homens enfrentam vira um problema para suas parceiras e eles acabam atrapalhando os planos delas para manter seu próprio bem-estar na aposentadoria. Sem a estrutura de trabalho e amigos, os homens muitas vezes procuram suas esposas, irmãs e até filhas adultas para tudo, desde “o que há para o almoço?” até “o que vamos fazer hoje?”

Eventos, organizações de serviços comunitários, igrejas, templos, mesquitas, clubes de golfe e muito mais. Esses lugares são hoje menos frequentados por conta da pandemia. E seu declínio reduziu as oportunidades para todos lidarem com os déficits sociais enfrentados na vida pós-aposentadoria.

Aposentadoria não é só planejamento financeiro

O planejamento da aposentadoria é aparentemente sinônimo de construção de uma carteira de investimentos para garantir a segurança financeira na velhice. Não está errado, mas incompleto. E o nosso bem-estar social? Devemos pensar ativamente em como estruturar, construir e investir em nosso portfólio social muito antes da aposentadoria como parte de nosso planejamento geral de longevidade.

Manter um portfólio social rico e perene de amigos é fundamental para o bem-estar de homens e mulheres. Correndo o risco de ser grosseiro, existem amigos diferentes para propósitos diferentes. Existem amigos para se divertir, amigos para aprender, amigos para tirar você do sofá, amigos para apoiar. Sem conexões sociais ricas, a saúde, mesmo associada a uma ampla fortuna financeira, ainda pode resultar em infelicidade na velhice. Parece que os homens, em particular, devem trabalhar mais do que a maioria das mulheres para investir e construir seu portfólio social.

Trabalho voluntário ajuda

Por exemplo, de acordo com o Bureau of Labor Statistics, as mulheres, em todas as faixas etárias, são mais propensas a se envolver em atividades voluntárias. Parte da transição da aposentadoria e do planejamento da longevidade pode incluir estabelecer as bases para como e com quem você estruturará seus dias, muito antes de o sino da aposentadoria soar seu último dia de trabalho em uma sexta-feira.

Homens sem amigos não são apenas um problema americano. Do outro lado do oceano, a história de um homem de 52 anos e CEO de uma empresa de marketing no Reino Unido que relatou em um vídeo do LinkedIn que não tinha amigos se tornou viral. A história tornou-se emblemática de um problema maior que muitos homens estavam sentindo, mas não estavam expressando.

O tal CEO decidiu ir a um grupo de encontros em um pub local e conhecer novas pessoas. Embora ele admitisse que era desconfortável e que as pessoas que ele conhecia não eram ‘amigos’, pelo menos não ainda, encontrar outras pessoas oferecia oportunidades. Em suas palavras, “Estou tão feliz por ter saído do meu casulo, ter um pouco de coragem e fazer alguma coisa…”

Encontre um grupo para fazer parte

Participar de um grupo pode agregar algo ao seu portfólio social. Identificar esses grupos antes da aposentadoria faz parte de um bom planejamento de longevidade. Um homem na Escócia iniciou um grupo de aposentados que encontraram conexão em uma missão comum: reconstruir um avião de combate da Primeira Guerra Mundial. O projeto e os relacionamentos que se seguiram duraram mais de duas décadas.

Infelizmente, as mulheres ainda permanecem em grande desvantagem financeira na aposentadoria. Um problema que vai muito além do planejamento e das finanças, e começa nos salários mais baixos e no fato de mutas vezes cuidarem de filhos sozinhas. Os homens, no entanto, não devem sentir que têm a aposentadoria coberta apenas porque têm moedas para contar. Eles precisam auditar seu portfólio social. Não apenas para seu próprio benefício, mas para o da sua companheira também. O bem-estar na aposentadoria precisa muito mais do que dinheiro: pode exigir também um café, um bom bagel e um bate-papo animado com os amigos por uma janela ensolarada.

 

Forbes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *