Aprendendo a Envelhecer _ Em 1949 não havia Idadismo no Brasil

Autor(a):

A expectativa de vida em 1940 no Brasil era de 45 anos. Jorge Goulart, um cantor da época, imortalizou numa marchinha de carnaval,  a mulher 30+, conhecida como balzaquiana.

 

Balzaquiana

Balzaquiana é um adjetivo que qualifica a mulher de trinta anos de idade. A expressão “mulher balzaquiana” teve origem após a publicação do romance “A Mulher de Trinta Anos”, do escritor francês Honoré de Balzac.

A expressão “mulher balzaquiana” passou a fazer referência ao universo feminino da mulher de trinta anos de idade.

O termo balzaquiano entrou para o dicionário da língua portuguesa e identifica tudo que é relativo ou pertencente ao escritor Honoré de Balzac, é um substantivo que nomeia aquele que admira ou é profundo conhecedor da obra de Balzac.

Origem da expressão

A expressão “balzaquiana” passou a fazer referência à mulher de trinta anos, após a publicação do romance “A Mulher de Trinta Anos” do escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850). Na obra, o autor sintetiza todas as angústias, sonhos e desejos da alma feminina.

O livro foi publicado na primeira metade do século XIX, época em que a França era governada por Napoleão Bonaparte. Balzac foi o primeiro escritor a descrever o drama da mulher mal casada, consciente da razão de seus sofrimentos e revoltada contra a instituição do casamento. Foi o primeiro a retratar um romance onde a personagem feminina era uma mulher de trinta anos, idade considerada já madura para a época.

O tema central do romance é a vida de Julia d’Aiglemont, que casa com Vitor, oficial do exército de Napoleão, que após anos de infelicidade, ao completar trinta anos encontra o amor verdadeiro, nos braços de Carlos Vandenesse.

significados.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *