Aprendendo a Envelhecer _ “Senti alegria depois da aula da Dra. Ana Claudia”

Autor(a):

Na verdade,  a aula a que me refiro foi o livro que li. “Pra vida toda valer a pena viver _  Pequeno manual para envelhecer com alegria _ “.  Da Ana Claudia Quintana Arantes, geriatra e especialista em Cuidados Paliativos, 52 anos. Já tinha assistido uma TED sobre Cuidados Paliativos e Morte. Sensacional.  Cuidados Paliativos é uma especialidade que ela cursou no Instituto Pallium, Buenos Aires, Argentina e na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O quê aprendi

Quando o doente terminal parecia sem qualquer atendimento, Cuidados Paliativos apareceu para dar conforto, paz e controle de sintomas para que a pessoa parta tranquila.A propósito, Ana Claudia que é budista contou no livro que os religiosos da igreja  Testemunha de Jeová são os mais preparados diante da morte, inclusive seus familiares.

Quem está envelhecendo se sente num país estranho que não escolheu visitar. Sempre achei que essa sensação era só minha. Mas, não é. Olha o que a doutora diz:

“O mundo da pessoa que envelhece guarda mistérios,  a começar pelas mudanças biológicas. Como cuidar de múltiplas doenças simultâneas?

Geriatra e gerontólogo são formações reconhecidas mas ainda são um campo nebuloso da medicina.

Para piorar, embora os idosos sejam os usuários majoritários de muitos medicamentos, essa população está mal representada nos ensaios clínicos. Só para se ter uma ideia, cerca de um terço desses estudos simplesmente exclui os idosos.

Muitos especialistas desconhecem a fisiologia do envelhecimento natural, fruto apenas do tempo de uso dos nossos órgãos e não relacionado a problemas causados por doenças específicas.”

O livro tem 155 páginas é ótimo de ler, uma linguagem leve, nada de “mediquês”.  Custou R $25.00.

Super recomendo.

Thereza Christina Pereira Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *