Bill Gates: “com políticas corretas, a IA diminuirá as desigualdades e a pobreza”

Autor(a):

Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, diz que o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) é o avanço tecnológico mais importante em décadas.

Em postagem no seu blog na terça-feira (22/3), ele chamou de fundamental a atual fase e equiparou os recentes avanços à criação do microprocessador, do PC, da internet e do telefone celular.

“As melhorias impulsionadas pela IA serão especialmente importantes para os países pobres, onde ocorre a grande maioria das mortes de crianças menores de 5 anos”, escreveu ele.

“Muitas pessoas nesses países nunca conseguem consultar um médico. A inteligência artificial ajudará profissionais de saúde que atuam nessas comunidades a serem mais produtivos”, considera Gates.

Mas, para que isso aconteça, Gates diz que o desenvolvimento da tecnologia de IA necessita de uma abordagem direcionada.

“As forças do mercado não produzirão naturalmente produtos e serviços de IA que ajudem os mais pobres”, afirmou.

“O mais provável é que ocorra o contrário.”

Para Gates, “com financiamento confiável e políticas corretas, governos e a filantropia podem garantir que as IAs sejam usadas de forma a reduzir a desigualdade.”

“Assim como o mundo precisa das pessoas mais brilhantes focadas em seus maiores problemas, precisaremos direcionar as melhores IAs do mundo nesses maiores problemas.”Ele fez uma análise do impacto gerado pela tecnologia empregada por ferramentas como o chatbot ChatGPT.

“Isso mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras”, disse ele.

Gates, que atualmente é copresidente da instituição de caridade Bill & Melinda Gates Foundation, pediu que haja um trabalho conjunto entre governos e empresas para “limitar os riscos” da inteligência artificial. Mas afirmou que a tecnologia pode ser usada para salvar vidas.

Compacto do texto da BBC https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqqz6w6nzr1o

 ChatGPT (sigla inglesa para chat generative pre-trained transformer)[1], que significa transformador pré-treinado gerador de conversas, é um protótipo de um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogo. O chatbot é um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço. O modelo básico que foi ajustado foi o modelo de linguagem GPT-3.5 da OpenAI, uma versão melhorada do GPT-3. No dia 15 de março de 2023 foi lançado somente para os usuários do ChatGPT Plus o GPT-4.

O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022; e chamou a atenção por suas respostas detalhadas e articuladas, embora a precisão de suas informações tenha sido criticada.

Segundo o NY Times, o entusiasmo em torno da aplicação da tecnologia de OpenAI lembrou outros momentos que “viraram o Vale do Silício de cabeça para baixo, desde a chegada do primeiro iPhone e do mecanismo de busca Google até o introdução do navegador Netscape, que preparou o cenário para a comercialização da internet“.[2] Para Bill Gates, o ChatGPT vai mudar o mundo: “Até agora, a inteligência artificial podia ler e escrever, mas não conseguia entender o conteúdo. Os novos programas como o ChatGPT vão tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes. Isso vai mudar o nosso mundo”.[3]

Compacto da Wikipédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *