Caixa Eletrônico, Inimigo Público número 1?

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Bradesco deverá assegurar atendimento prioritário a idosos

O Tribunal de Justiça da Bahia determinou ao Bradesco que garanta atendimento prioritário a idosos  na agência da Calçada, em Salvador,  disponibilizando uma fila específica, bem como um colaborador para orientação, a fim de evitar prejuízos a este grupo de consumidores. A decisão de ontem, dia 12, acata um pedido do Ministério Público estadual, realizado pelo promotor de Justiça Cristiano Chaves de Farias.

Segundo o promotor, o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, órgão do Ministério da Justiça, recebeu diversas denúncias sobre a existência de violação direta das regras estabelecidas para o tratamento e atendimento de pessoas idosas.

Segundo o promotor, o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, órgão do Ministério da Justiça, recebeu diversas denúncias sobre a existência de violação direta das regras estabelecidas para o tratamento e atendimento de pessoas idosas que utilizam a agência, que possui alta demanda de correntistas desse grupo. A pedido do MP, o Procon apresentou um relatório, após realizar três fiscalizações na agência, em datas diferentes, que constatou que a agência não disponibilizava fila prioritária e descumpria a Lei Municipal que obriga o atendimento nos caixas da Instituição Bancária no limite temporal de 15 (quinze) minutos.

Na decisão, o juiz destacou a violação de um comando da Lei Federal nº 10.048/00, que prevê, em seu art. 1º: que “ os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei”. A agência tem um prazo de 72h para cumprir os termos da decisão.

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Em Palmas (TO)
O site soudepalmas.com.br noticiou hoje  que o vereador Rubens Uchoa (União Brasil) teve mais um Projeto de Lei (PL) sancionado pelo Poder Executivo Municipal. Desta vez, o parlamentar solicitou que as agências bancárias da Capital passem a ser obrigadas a prestar orientações para evitar que idosos caiam em golpes financeiros.
Entre os temas do PL, estão o enfrentamento da violência financeira institucional, como contratação de empréstimos oferecidos sem o consentimento ou pleno conhecimento dos idosos ou ate sobre golpes realizados por meio de aparelhos eletrônicos
“Além de orientar sobre os tipos mais frequentes de golpes praticados, para que eles estejam alertas, precisamos mostrar qual a conduta a ser tomada após a constatação de que foi vitima de um golpe, onde buscar ajuda e também cabe ao estado oferecer tratamento prioritário conforme estabelece o estatuto do idoso”, disse o parlamentar
Na Espanha

É comum encontrar idosos que pedem ajuda para mexer com os botões e funções dos caixas eletrônicos. E essa é uma situação bem incômoda para eles, não apenas pela demonstração de não-autonomia, quanto pelos riscos de fraudes envolvidos. Com isso, parece que o sistema não foi desenvolvido também para os clientes idosos, como se esses não tivessem direito ao caixa eletrônico.

Foi justamente por isso que Carlos San Juan, de 78 anos, decidiu abrir uma petição na internet há dois meses. Assim, a reivindicação é para que os bancos ofereçam atendimento mais fácil e prático, pois muitos idosos não conseguem usar o caixa eletrônico de forma plena.

Logo em seguida, a petição começou a receber muitas assinaturas, o que demonstra que não apenas o Carlos já tinha notado essa dificuldade. Entretanto, partiu dele o primeiro passo em busca de uma situação que seja mais digna para os mais velhos.

Petição recebe 600 mil assinaturas e vai ao Governo
O caso aconteceu na Espanha, onde a petição teve grande repercussão e angariou mais de 600 mil assinaturas. Todavia, o barulho não parou por aí, já que o assunto foi levado à pauta no Ministério de Assuntos Econômicos e Transformação Digital.

Além disso, a própria ministra Nadia Calviño fez questão de falar sobre o assunto a repórteres na rua. Essas atitudes criaram uma expectativa nos cidadãos, que já começam a cobrar medidas do governo espanhol. Dessa forma, espera-se que o estado se encarregue de criar um protocolo respaldado por lei e que garanta o direito ao caixa eletrônico.

O que foi feito até agora
Não teve como não ceder à pressão popular, de modo que o setor bancário enviou ao governo um documento solicitado por Calviño. Nele, o setor propõe um protocolo de melhoria de atendimento aos idosos, que consiste em oferecer respostas rápidas.

Entretanto, o documento não agradou a todos, visto que se trata de medidas voluntárias, sem garantia de cumprimento pleno. Ainda assim, ele traz sugestões interessantes, como a ampliação do horário de atendimento a esse público, e até mesmo a criação de agências preferenciais. (Fonte: R7)

Republicação

Foto: Eder Accorsi

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