Edgar Werblowsky convida para conhecer um estilo senior de moradia comunitária, nos EUA

Autor(a):
Cohousing[1] é uma comunidade intencional de casas particulares agrupadas em torno de espaço compartilhado. Cada casa anexa ou unifamiliar possui comodidades tradicionais, incluindo uma cozinha privativa. Os espaços compartilhados geralmente apresentam uma casa comum, que pode incluir uma grande área de cozinha e sala de jantar, lavanderia e espaços de lazer. O espaço ao ar livre compartilhado pode incluir estacionamento, passarelas, espaço aberto e jardins. Os vizinhos também compartilham recursos como ferramentas e cortadores de grama. Wikipédia
A foto de destaque é da primeira cohousing de Portugal.

Visitando e convivendo com cohousings em Massachussetts – Vermont

24/9 a 4/10/2023 – 11 dias / 8 noites

 Uma viagem pela Nova Inglaterra em meio ao outono, com suas paisagens de folhas caídas, onde conheceremos várias comunidades de cohousing, algumas urbanas, outras suburbanas e outras rurais, nos estados da Nova Inglaterra (nordeste dos EUA). Vivenciaremos atividades com os cohousers, participaremos de conversas com diferentes perfis de pessoas, jantaremos e almoçaremos com vários grupos, em seus momentos de congraçamento.

Nosso roteiro se inicia em Boston, onde, após fazermos o check in no hotel, e almoçarmos, vamos fazer um passeio pelo lindo e primeiro Jardim Botânico dos EUA, criado em 1837.

No final da tarde vamos visitar o primeiro cohousing, o Jamaica Cohousing.

*Para quem esta viagem é indicada:

– para pessoas que pensam em viver em um cohousing e querem ver como se dá a vida neles

– para pessoas que pensam em criar o seu cohousing

– para profissionais, como arquitetos, advogados, sociólogos, terapeutas, etc, etc

– para pessoas que adoram a interação e o conhecimento de pessoas interessantes

*Como uma viagem absolutamente focada em experiências com pessoas, que nos receberão de braços abertos, de acordo com suas disponibilidades, estamos sujeitos a mudanças na programação, com acréscimos e supressões.

Preço: US$2290 (por pessoa, em aptos duplos nos hotéis e quartos duplos nos cohousings )

US$ 2790 (por pessoa, em aptos single nos hotéis e quartos duplos ou singles, de acordo com disponibilidade, nos cohousings)

 

Incluindo:

  • Organização da viagem com os diversos anfitriões e comunidades
  • Transporte a partir de Boston por todo o roteiro
  • 3 noites de hospedagem em hotel em Boston e Bristol
  • 5 noites de hospedagem em casas de membros das comunidades de cohousing (enquanto disponíveis …. pessoas que se inscreverem tardiamente poderão ter que dormir em hotel também nestas noites, com custo adicional)
  • As refeições em que formos convidados a participar, nos cohousings
  • Acompanhamento e coordenação de Edgar Werblowsky
  • Seguro

Não incluídos:

Cafés da manhã  (quando dormirmos nos cohousings  compraremos juntos os insumos em supermercados)

Refeições (quando não formos convidados)

Bebidas (quando não formos convidados)

Tickets de transporte público em Boston

Extras

Passagem aérea

Sugestões:

1 – Desenferruge teu inglês até a viagem!

No dia seguinte partimos em direção ao estado de Vermont, para a cidadezinha de Bristol, em meio a paisagens outonais da Nova Inglaterra, com a queda das folhas. Em Bristol nossa base será o Bristol Village Cohousing, onde seremos recepcionados por Jim Mendell, cofundador do cohousing, Mark Adams e comunidade. Aqui ficaremos hospedados por duas noites.

Em Bristol faremos tudo a pé, pois tudo se encontra num raio de dez minutos caminhando.

Do Bristol Village vamos seguir ao Mosaic Commons Cohousing, em Berlin, MA, onde seremos anfitriados por Stephanie Doss-Robertson. Ela é uma das fundadoras do cohousing, tendo vivido lá desde sua inauguração, em 2010. É uma assistente social, e trabalha como vice-presidente de uma associação de apoio a pessoas com distúrbios mentais.

Além de Stephanie várias outras pessoas do cohousing estarão nos recebendo, prontas para partilhar suas visões e experiências conosco.

O Mosaic Commons tem uma comunidade irmã, o Camelot Cohousing. Ambos ficam situados um defronte ao outro. Teremos experiências nesses dois cohousings, com os quais ficaremos convivendo por dois dias.

De Berlin seguimos para Amherst, Massachusets, parando no caminho nos cohousings Rocky Hill e Pathway.

Chegamos na cidade universitária de Amherst. Aqui, a 6km do centrinho, se encontra o Cherry Hill Cohousing, nossa base pelos próximos dias. O Cherry Hill é uma das grandes referências para nós, um cohousing suburbano vibrante, e de onde se originaram os professores de nosso I Curso Internacional de Cohousing, como Laura Fitch e Jerry Koch-Gonzalez.

No Cherry Hill seremos anfitriados por várias pessoas, que já conhecemos.

Gina Simm é especialista em CNV, Comunicação Não Violenta, tema de seu livro From Heart to Heart.

Mary Krausz é arquiteta, e projetou vários dos cohousings que visitaremos.

Lyons Witten é marido de Laura Fitch, e juntamente com ela construiu uma história de grandes ativismo em seu cohousing, desde há 23 anos.

Jerry Koch-Gonzalez é especialista em sociocracia, sendo co-autor de um livro de referência na área, e foi professor/facilitador do I Curso Interncional de Cohousing. Ele fala espanhol.

John Porcino é contador de histórias e cantor.  Sua profissão começou a surgir enquanto participava de momentos tocantes ao redor de uma fogueira – quando a vida é vista através de uma luz faiscante, cercada pela magnífica beleza do mundo natural.

Henry the Juggler é um acrobata, equilibrista e artista circense.

Teremos a oportunidade de jantar com os cohousers, em seu jantar bi-semanal de congraçamento.

E ofereceremos, preparado por nós, mãos na massa, um jantar brasileiro à comunidade. Construindo laços, e esperando receber no futuro alguns dos membros de Cherry Hill em nossos cohousings no Brasil.

Cada um de nós terá a oportunidade de se aproximar dos membros que melhor atenderem a suas expectativas de saberes individuais.

Ocuparemos nossos dias participando em atividades do dia-a-dia do cohousing, com seus vários grupos, de acordo com o que estiver acontecendo nos cohousings.

Depois desses dias passados no Cherry Hill vamos retornar a Boston.

Para uma visita ao Cornerstone Cohousing.

Nossa viagem vai se encerrando. E nada melhor para fechar nossa bela e inspiradora viagem do que passear à tarde pelo campus da Universidade de Harvard.

Para ao final do dia seguirmos ao aeroporto de Boston para embarque em nosso vôo de regresso a São Paulo.

ROTEIRO DA VIAGEM COHOUSINGS NOVA INGLATERA OUTONAL

 DOM  –  24/9   –   SÃO PAULO / BOSTON

SEG    –   25/9   –  BOSTON – JAMAICA PLAINS COHOUSING

TER    –   26/9   –  BOSTON / BRISTOL – BRISTOL COHOUSING (BRISTOL)

QUA  –    27/9  –   BRISTOL COHOUSING (BRISTOL)

QUI –      28/9  –    BRISTOL / BERLIN  – MOSAIC COMMONS COHOUSING (BERLIN)

SEX –      29/9 –    MOSAIC COMMONS COHOUSING (BERLIN)

SÁB –      30/9 –   MOSAIC COMMONS – PATHWAY COHOUSING – ROCKY HILL    COHOUSING / AMHERST – CHERRY HILL COHOUSING (AMHERST)

DOM –   1/10 –   CHERRY HILL COHOUSING (AMHERST)

SEG –     2/10 –   CHERRY HILL COHOUSING (AMHERST)

TER –     3/10 –    CHERRY HILL / BOSTON / SÃO PAULO

QU –      4/10 –   CHEGADA EM SÃO PAULO

*Aqueles que se inscreverem com antecedência na viagem terão a oportunidade de se hospedar nas casas dos cohousers em algumas comunidades. O que adicionará ainda mais valor à experiência.

E quando não ficarmos hospedados em casas de cohousers, ficaremos hospedados em hotéis próximos.

A Freeway fará encontros virtuais semanais do grupo, para conversar em inglês básico! Assim iremos afinando-nos como grupo ao mesmo tempo em que praticamos o inglês básico!

2 – Iremos já nos treinando como comunidade. As pessoas do grupo que souberem mais inglês procurarão auxiliar os demais em eventuais traduções em nossos encontros com os cohousers!

MAIORES INFORMAÇÕES E RESERVAS:

ACESSE O SITE  www.freeway.tur.br/cohousing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *