Fernanda Montenegro assume cadeira na ABL

Autor(a):

A atriz Fernanda Montenegro tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na noite de sexta, 25. Primeira mulher a ocupar a cadeira 17, ela foi eleita com 32 votos no dia 4 de novembro de 2021. A cerimônia foi realizada no Petit Trianon, no Rio. Considerada uma das “damas do teatro nacional”, a artista sucede o diplomata Affonso Arinos de Melo Franco (1930-2020).

“William Shakespeare deixou eternizado esse conceito estrutural da afirmação de uma arte. O mundo é um palco e todos nós, seres humanos, somos atores nesse palco”, disse Fernanda no discurso de posse. “Agradeço muito ao meu coração e minha razão por estar sendo aceita nesta casa, protagonista, referenciada, da nossa mais alta cultura, que é a Academia Brasileira de Letras.”

A atriz se disse emocionada por tomar posse da cadeira 17. “Sou atriz, venho desta mística arte arcaica que é o teatro. Sou a primeira representante da cena brasileira a ser recebida nesta casa. Esse meu ofício expressa uma estranheza compreensão. A raiz dessa arte está na complexidade de só existir através do corpo e da alma de ator ou de uma atriz ao trazer a literatura dramática para a verticalidade cênica.”

No evento, Fernanda confirmou o desejo de repaginar o teatro da casa; revelou a vontade de encenar Simone de Beauvoir (1908-1986); e saudou Nélida Piñon, secretária-geral da atual gestão da ABL. Filha da artista, a também atriz Fernanda Torres fez uma homenagem para a mãe, que se emocionou. O igualmente imortal, o cantor Gilberto Gil, também marcou presença.

Texto do Estadão Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *