Restituição do IR e antecipação do 13º? Para pagar as dívidas

Autor(a):

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 liberado dia 31 – mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar da declaração deste ano – é o maior da história: R$ 7,5 bilhões a 4,1 milhões de pessoas. Mas, ao todo, são cinco lotes de pagamentos. Para quem tem direito aos valores, o pagamento de dívidas é o principal destino do dinheiro, segundo levantamento feito pela Serasa. Entre os brasileiros acima de 60 anos, o número chama atenção: 4 a cada 10 idosos pretendem pagar suas pendências com a restituição.

Vão receber no primeiro lote do Imposto de Renda os contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

A entidade de proteção ao crédito ouviu 1.224 contribuintes entre 23 e 29 de maio para investigar a intenção de uso do pagamento. Pelo menos 30% do total de entrevistados querem usar a restituição para pagar contas. Outros interesses são investir (23% do total e 12% dos acima dos 60 anos) e limpar o nome e recuperar o acesso ao crédito (17% do total e 26% dos acima dos 60 anos).

Com a circulação do dinheiro “extra” e a intenção de usar o dinheiro para colocar a vida financeira em dia, esses contribuintes – muitas vezes mais vulneráveis ao ambiente digital – sofrem tentativas de golpes, segundo a Serasa. “Os criminosos tentam se passar por representantes das empresas credoras, oferecendo acordos fictícios e descontos apelativos em abordagens via e-mail, mensagens de celular e redes sociais”, explica Aline Sanches, gerente da Serasa.

Pesquisa da Serasa divulgada nesta semana revela que: 37% dos aposentados e pensionistas do INSS têm intenção de utilizar a antecipação do 13º salário para pagar dívidas. Por isso, estão disponíveis mais de 15 milhões de ofertas com descontos de até 99% para a população com mais de 60 anos, além da restituição do Imposto de Renda que também teve o primeiro lote liberado dia 31 de maio, priorizando a ordem de pagamento para idosos com 80 anos ou mais, idosos com 60 anos e pessoas com deficiência ou doenças graves. As ofertas são possibilidades de facilitar os idosos a colocarem a vida financeira em dia, já que o número de inadimplentes com mais de 60 anos aumentou 33% em cinco anos no Brasil.

Com a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas, a Serasa lançou uma ação especial para ajudar brasileiros com mais de 60 anos a quitarem suas dívidas. De acordo com pesquisa realizada pela empresa, limpar o nome com o dinheiro antecipado aparece como a principal intenção de uso do pagamento para essa faixa de consumidores.

avozdaserra.com.br e valoirinveste.globo.com

imagem destacada _ foto de eder accorsi 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *