Revista do Brasil Idoso, 1º a 15 de junho

Autor(a):
Franca
Idosos apaixonados do Lar São Camilo de Léllis pedem ajuda para …
https://folhadefranca.com.br/local/idosos-do-lar-sao-camilo-de-lellis-vao-se-casar-e-pedem-ajuda-para-fazer-a-cerimonia/
Estatuto da Pessoa Idosa
STF vai julgar aplicação do Estatuto do Idoso em contrato de plano de saúdede outras da área da área da saúde, está na pauta dos ministros de quinta-feira
Lares para idosos têm fila de espera em São Carlos

Entre os motivos estão falta de abertura de novos espaços, atendimento especializado e alta da expectativa de vida da população. No Cantinho Fraterno demanda é duas vezes maior do que a capacidade do abrigo.

Cuiabá

Cuiabá: Intervenção disponibiliza equipe para Abrigo do Bom Jesus; idosos estavam há 10 meses sem assistência

ILPIs

SP: Prisão de dona do asilo por maus-tratos expõe “flagelo” nas ILPIs brasileiras

ILPIs: Instituições de Longa Permanência, antigos asilos, também casas de repouso

Dona de estabelecimento foi detida por maus-tratos em SP. Outras duas casas foram interditadas no Estado em abril.

A Polícia Civil de São Paulo prendeu em flagrante, por maus-tratos cometidos contra idosos e crime contra a saúde pública, a proprietária da Casa de Repouso Manancial, na Vila Zelina, zona leste de São Paulo, na tarde de terça-feira. No mês passado, dois outros estabelecimentos foram interditados, no interior e na Grande São Paulo, o que demonstra a necessidade de vigilância e mais cuidado com esses locais, sobretudo dos poderes públicos.

No caso mais recente, na capital, a dona da casa de repouso foi levada à delegacia, onde aguardava encaminhamento para audiência de custódia. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), “em diligências para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, a equipe de investigação encontrou no local diversos medicamentos vencidos que são ministrados aos hóspedes”.

Havia ainda remédios controlados sem a apresentação das receitas médicas. O caso foi registrado no 56.º Distrito Policial (Vila Alpina). A Polícia Civil investiga a denúncia de maus-tratos a idosos.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura da Vila Prudente, afirma que realizou uma vistoria ainda na terça-feira na casa de repouso da Rua Campos Novos, 46. “Foi constatado que o local tem licença de funcionamento, que poderá ser cassada pela administração regional, após finalização dos processos de vistorias realizados pela Vigilância Sanitária.”

Ainda de acordo com a administração municipal, será dado prosseguimento à inspeção sanitária do local e também à verificação de documentação e processos de trabalho. “Uma equipe de Saúde acompanha a ação para uma nova avaliação das condições dos idosos”, acrescentou a Prefeitura. A defesa da proprietária da Casa de Repouso Manancial não foi localizada para comentar o caso.

Novo Hamburgo

Instituição de idosos é interditada em Novo Hamburgo

Ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (23). Prefeitura não informou detalhes da ação

Anápolis

Idosos são resgatados em situação de extremo abandono em Anápolis

Goiânia

Dois idosos precisaram ser levados ao médico. Três foram encaminhados a abrigos e quatro deixados aos cuidados de parentes

Operação Arrimo: resgate de idosos vítimas de crimes e apuração de denúncias em Anápolis (Foto: Divulgação/PC-GO)

Nove idosos foram resgatados de situações de abandono em Anápolis, cidade a 60 quilômetros de Goiânia. A Operação Arrimo, feita pela Polícia Civil de Goiás (PC-GO), apurou 42 denúncias de crimes contra idosos entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Devem ser instaurados 15 inquéritos policiais.

Dois dos idosos encontrados pela polícia estavam em situações de extremo abandono e foram encaminhados para hospitais da cidade. Três foram levados para abrigos e quatro deixados aos cuidados de outros parentes, que não o cuidador.

Itajaí

 Inauguração do Centro Dia para atendimento à pessoa idosa

O objetivo do novo serviço é oferecer conforto e segurança aos idosos e seus familiares

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura nesta terça-feira (07), às 15h, um novo serviço: o Centro Dia de atendimento à pessoa idosa. A solenidade de inauguração será realizada no Residencial Geriátrico Betel, que é parceiro da iniciativa, localizado na rua Santo Antonio, nº 120, no bairro São Judas.

O Centro Dia está previsto na Política Nacional do Idoso e no Conselho Nacional de Assistência Social. O objetivo é oferecer neste espaço conforto e segurança aos idosos e seus familiares, com um atendimento adequado, alimentação e cuidados necessários, além de transporte para buscar no início da manhã e retornar para casa ao final do dia.

Com Alertas do GOOGLE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *