Revista do Brasil Idoso, 7 de dezembro de 2023

Autor(a):

Com assessorias, Agência Câmara de Notícias e alertas do Google

Corram para a inscrição nos cursos excelentes do Núcleo de Envelhecimento Humano da UERJ _ antiga UnATI

Termina amanhã, o prazo para inscrições. Você pode fazer pelo link abaixo

 

Cidades pequenas de SC e RS lideram em qualidade de vida para idosos

O Índice de Longevidade (IDL) de 2023 revelou as melhores cidades pequenas, com até 34 mil habitantes, para se viver após os 60 anos. As primeiras dez posições são ocupadas por municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, destacando-se pela qualidade de vida oferecida aos idosos. Peritiba, em Santa Catarina, com uma população de 2.760 habitantes, lidera o ranking, seguido por Rodeio Bonito e Dois Lajeados, ambos no Rio Grande do Sul. Outras cidades na lista incluem Boa Vista do Buricá, Tunápolis, Lacerdópolis, Arroio Trinta, São Martinho, Caxambu do Sul e Lajeado Grande.

Em categorias de cidades maiores, São Lourenço, em Minas Gerais, foi eleita a melhor cidade média para viver após os 60 anos. Nas grandes cidades, São Caetano do Sul, em São Paulo, ocupa a primeira posição, seguida por Vitória, Santos, Florianópolis e Curitiba.

Comissão discute regulamentação da profissão de cuidador de pessoas idosas

Saúde - geral - idosos reabilitação fisioterapia fisioterapeutas movimentos andador cuidadores terceira idade
Envelhecimento da população ampliou mercado de trabalho dos cuidadores

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate na terça-feira (12) projetos de lei (PL 4702/12, do Senado, e apensados) que tratam da regulamentação da profissão de cuidador de idosos.

A audiência pública será realizada no plenário 12, às 10 horas.

Audiência Pública para debater sobre ” A profissão de Cuidador e a adoção de pessoas idosas – PL 4702/2012″, com os seguintes convidados:

1) ALEXANDRE DA SILVA – Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania;
2) ALEXANDRE KALACHE – Médico epidemiologista especializado no estudo do envelhecimento e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil;
3) MONIZE MARQUES – Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e Coordenadora da Central Judicial do Idoso/ TJDFT;
4) MARCELA PANDOLFI – Médica geriátra e Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia seção Distrito Federal;
5) RICARDO QUIRINO – Deputado Estadual de Goiás e secretário nacional do Movimento Setorial Idosos Republicanos.
A reunião é uma iniciativa do deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF). “O debate que será feito na Comissão de Direitos da Pessoa Idosa será o início da busca pelo melhor texto para a aprovação dos projetos”, afirma.

Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *