Passamos muito tempo da nossa vida ouvindo falar sobre anti-aging, ou seja, o movimento contra o envelhecimento, que defende uma pele “jovem” o máximo de tempo possível. Mas e se olhássemos para o envelhecimento de outra maneira? É aí que entra uma nova tendência em dermatologia, a chamada pró-aging.
Fato é: não existe anti-aging. Se tudo ocorrer como o planejado, todos nós vamos envelhecer muito – e os dados corroboram essa premissa, afinal, o número de idosos têm aumentado no mundo inteiro. Então, é impossível evitar que o envelhecimento aconteça.
“Existe um movimento chamado pró-aging, que prega o envelhecimento saudável em oposição à tentativa de não envelhecer ou reverter os sinais de envelhecimento”, explica a Dra. Beatriz Lassance , cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
De acordo com a médica, os estudos sobre a Medicina do Estilo de Vida comprovam que a porcentagem de massa muscular está diretamente relacionada ao envelhecimento saudável. Isso significa que, para manter essa massa, é imprescindível associar os exercícios físicos à alimentação balanceada.
“Na estética, há uma preocupação de mudar o conceito de que o velho é feio”, diz. “A população idosa está cada vez mais ativa economicamente, os atuais 50 anos estão sendo chamados ‘antigos 30’. A busca pela beleza deve corresponder a beleza de cada idade.”
PRÓ-AGING X CUIDADOS COM A PELE
Pensando por esse viés é fácil perceber como a dermatologia se encaixa nesse conceito, certo? A produção de colágeno é muito afetada com a idade, tanto a quantidade quanto a qualidade das fibras. O que causa essa mudança são vários fatores: a capacidade de absorção de proteínas no trato digestório diminui, os radicais livres aumentam de forma geral e as células que produzem colágeno e glândulas sebáceas (responsáveis pela hidratação da pele) diminuem tanto em número quanto em eficiência.
“Ou seja, flacidez, diminuição da elasticidade e do vigor da pele são inevitáveis, mas podem ser retardadas ou amenizadas com procedimentos estéticos ou cirurgias plásticas. Temos uma indústria crescente de cremes e substâncias injetáveis capazes de diminuir esses efeitos”, explica a cirurgiã.
Representatividade?
“Eu não me enxergo nas campanhas de cosméticos”, declara Patricia Parenza, jornalista e comunicadora digital que fala sobre envelhecer sem pirar nas suas redes sociais. “Modelos de 25, 30 anos continuam sendo a grande maioria nas propagandas de skincare indicado para peles 50, 60, 70+”, diz ela. “Até quando o etarismo vai continuar definindo padrões?” Ela reforça a importância que o mercado publicitário tem na missão de ajudar a quebrar esse estereótipo de beleza sempre relacionado à juventude: “Se isso não mudar, envelhecer vai ser sempre um lugar feio, um lugar onde ninguém quer estar”.
Mulheres famosas e etiquetas de prestígio, essa dupla sempre foi boa para apresentar tendências e lançar moda, sobretudo quando falamos de grande alcance. Ao analisar algumas delas, percebemos como a inclusão da mulher mais velha na beleza é recente. E, mesmo assim, sofre altos e baixos, com anos de mais representatividade e outros com menos.
Confira algumas campanhas que marcaram as últimas décadas:
2005 — Susan Sarandon, aos 58 anos, aparece nas campanhas da Revlon.
2006 — Jane Fonda, aos 68 anos, se tornou o rosto de Age Perfect, da L’Oréal Paris.
2006 — Diane Keaton, aos 60 anos, fez a propaganda do Age Perfect, da L’Oréal Paris.
2008 — Ellen Degeneres, aos 50 anos, foi o rosto da Simply Ageless Foundation, da Cover Girl.
2009 — Andie MacDowell, aos 51 anos, fez propaganda do Colorstay Lipstick, da Revlon.
2011 — Iris Apfel, aos 93 anos, assinou uma linha de maquiagem para a MAC.
2012 — Julianne Moore, aos 51 anos, foi o rosto do Cellular Renaissance, da L’Oréal
2014 — Jessica Lange, aos 64 anos, fez uma campanha de Marc Jacobs Beauty.
2014 — Tilda Swinton, aos 53 anos, apareceu em campanha da Nars.
2015 — Hellen Mirren, aos 69 anos, apresentou o Perfect Age, da L’Oréal Paris.
2017 — Maye Musk, aos 69 anos, foi a cara da Cover Girl
2018 — Isabella Rosselline, aos 65 anos, voltou para a campanha da Lancôme.
2019 — Viola Davis, aos 54 anos, foi porta-voz do Perfect Age, da L’Oréal Paris
Conteúdo do Terra e comparcto da reportagem Vogue Digital/Maio