Virgule, a utopia de Margareth Atwood, 83 anos, na prática

Autor(a):

The New York Times – Margaret Atwood é uma das principais escritoras de literatura distópica do mundo, tendo imaginado os piores casos de horror como uma teocracia que força mulheres férteis a terem filhos para os ricos (O Conto da Aia, que inspirou a série The Handmaid’s Tale) e um vírus de bioengenharia capaz de erradicar a humanidade (Oryx e Crake).

Mas ela também é uma otimista profunda e uma mulher pragmática. Apesar das calamidades da vida real, como o agravamento da crise climática e a desigualdade social, Atwood frequentemente sonha com um futuro melhor. Pouco antes de completar 83 anos no mês passado, ela ministrou um curso de oito semanas, Utopias Práticas, no Disco, uma plataforma de aprendizado online no Canadá.

A escritora canadense Margaret Atwood em seu estúdio, em Toronto

Cerca de 190 estudantes de 40 países imaginaram como reconstruir a sociedade após um evento cataclísmico – digamos, uma pandemia ou o aumento do nível do mar. Propostas para “planos de vida reais e melhores que poderiam realmente funcionar” (e não épicos ou fantasias de ficção científica, afirmou o programa) incluíam casas anfíbias sobre palafitas, culinária sofisticada a partir de desperdício de alimentos e redução da idade de votação para 14 para fortalecer a democracia.

Atwood, que lecionou de seu escritório em Toronto, surpreendeu os alunos ao apresentar sua própria visão para uma comunidade pós-apocalíptica, chamada Virgule (“palavra francesa para vírgula, indicando uma pausa para respirar”, ela disse).

Na entrevista abaixo, feita por Zoom e e-mail e já editada, a professora da Utopia deu mais detalhes sobre Virgule e sobre sua aula.

Onde é Virgule?

Virgule está situada no vale de Annapolis, na Nova Escócia, Canadá, onde meu avô, um médico rural no início do século 20, tinha uma fazenda de maçãs. Então eu sei o que você pode cultivar lá e conheço o clima: nevascas no inverno, com muita neve, embora não fique muito frio.

Quantas pessoas viveriam lá?

Virgule é uma comunidade planejada para 20 famílias. Mudei-me para uma comunidade planejada quando tinha 8 anos, embora o empreiteiro tivesse desaparecido com o que restava do dinheiro e meu pai tivesse que terminar o interior da casa sozinho.

Que tipos de casas seriam construídas lá?

Escolhi casas com cúpulas, feitas inflando balões gigantes e borrifando o exterior com um composto líquido que endurece, porque são baratas e rápidas de construir, e porque fornecem isolamento superior, o que também torna o aquecimento barato. Embora as anteriores usassem concreto e poliestireno, agora elas podem se beneficiar de um novo tipo de cimento de carbono neutro a negativo feito de algas.

O que os virgulianos comeriam?

O que as pessoas vestiriam?

Tenho grandes esperanças na troca de roupas, em sua confecção e remendos artísticos japoneses; e também no couro de cogumelo e tecidos de algas. O cânhamo é muito durável, assim como o linho; uma vantagem é que você pode comer as sementes de ambos.

Conte-nos mais sobre o couro de cogumelo.

Os cogumelos são de grande interesse para muitas pessoas agora porque, como se vê, você pode fazer blocos de construção com eles, caixões com eles, embalagens, roupas com eles, você pode fazer sapatos com eles. Há um livro interessante chamado Entangled Life, de Merlin Sheldrake.

E as necessidades básicas, como saneamento e cuidados de saúde?

Assim como as antigas aldeias abrigavam seus pregadores, Virgule abrigará um encanador e um eletricista, que serão adorados como deuses. É uma força de expressão, mas não é uma piada se você pensar bem. Virgule também terá um médico e uma enfermeira. Todos farão um curso de primeiros socorros e, na escola pública, aprenderão resolução de conflitos, controle da raiva e habilidades elementares de carpintaria.

O que acontece se alguém ficar doente?

Para condições mais graves, grandes operações cirúrgicas e similares, será necessária uma viagem para uma metrópole maior. Os idosos, quando puderem, residirão em suas próprias cúpulas de vovôs dentro da comunidade. O descarte de cadáveres será feito por meio de um processo de compostagem respeitoso.

Que tipo de governo você imagina?

Virgule é uma comunidade, então espero que eles votem. Para evitar tiranos, a comunidade é dividida em duas. Cada metade governa por um ano. Portanto, eles terão que promulgar leis enquanto forem os governantes que os beneficiarão quando forem os governados. Isso está parecendo os Quakers, ou possivelmente a Comunidade Oneida? Mais ou menos.

Como os papéis de gênero serão tratados?

As preferências de gênero serão respeitadas, mas não fetichizadas. Haverá casamentos? Pergunta em aberto, mas espero que sim, de uma forma ou de outra. /

O Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *