Casal viaja ao mundo com milhas e economiza R$ 40 mil

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Programas de milhagem podem ser aliados importantes do consumidor na compra de passagens aéreas, que tiveram aumento expressivo de preços nos últimos anos

 

Carolina e Luís Antônio acumularam 2,4 milhões de milhas (arquivo pessoal)

Desde junho do ano passado, o casal Luís Antônio Caetano e Carolina Taketomi decidiu realizar um sonho: dar a volta ao mundo. Do primeiro embarque até agora, eles visitaram mais de 30 países, como Estados Unidos, Coreia do Sul, Peru, Colômbia, México e África do Sul. E o roteiro ainda não chegou ao fim. Os dois ainda seguem na estrada para conhecer outros 10 países até julho deste ano.

O início dessa jornada foi possível graças a um planejamento financeiro, feito um ano antes da partida para o primeiro destino, aliado aos programas de milhas que ajudaram na emissão de passagens aéreas. Sem essa estratégia, o custo final teria sido maior.

“Chegamos a uma média diária de gastos de US$ 150 e começamos a estudar formas de economizar, principalmente com passagens”, diz Caetano.

Durante 10 meses, eles dedicaram pelo menos quatro horas por dia para estudar as formas de acumular pontos por meio dos programas de fidelidade. “Gastamos mais de R$ 5 mil em cursos para aprender como acumular pontos”, relata Taketomi. O investimento inicial deu certo. Em quase um ano, eles acumularam mais de 2,4 milhões de milhas, que foram o suficientes para a emissão de 65 passagens aéreas, o que representou uma economia de R$ 40 mil.

“Comprei todos os presentes de familiares e amigos para aniversários e para o Natal nos shoppings dos programas de fidelidade, principalmente quando tinha promoção em que R$ 1 em compras equivalia a 10 pontos”, diz Taketomi. O casal faz parte do grupo de pessoas que utiliza milhas como uma oportunidade de economizar e, o mais importante, de viajar em período de inflação em alta.

Segundo levantamento da Latam Pass, foram resgatados mais de 1,4 milhão de passagens no primeiro trimestre deste ano. Os dados mostram ainda que os destinos nacionais mais resgatados pelos consumidores durante o período foram São Paulo, Rio, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. No mercado internacional, lideraram as passagens para Miami (EUA), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Nova York (EUA) e Orlando (EUA).

Os números sinalizam o desejo dos brasileiros em viajar após dois anos de pandemia e a busca em economizar para driblar a alta do preço das passagens. De acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação

Civil (Anac), a tarifa média para voos domésticos no Brasil subiu 22,6% entre janeiro de 2019 a janeiro de 2023. Já os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), uma prévia da inflação, de abril mostraram que o preço dos bilhetes ficou 12% mais alto.

ATRATIVIDADE. Com o alto custo para viajar de avião, os programas de fidelidade que ajudam a emitir passagens aéreas por meio de pontos tornam-se mais atrativos para os brasileiros. Segundo a Latam Pass, apenas no primeiro trimestre deste ano, a companhia aérea registrou um aumento de dois milhões de usuários cadastrados no programa.

O crescimento também foi acompanhado pela utilização maior do portfólio de benefícios que ajudam o usuário a pontuar mais rápido. “Além do crescimento do interesse em geral no programa, também houve um melhor conhecimento por parte dos clientes para tirar o maior proveito sobre as possibilidades de acúmulo e resgate que oferecemos”, diz Martin Holdschmidt, diretor-geral do Latam Pass no Brasil.

A busca por um cartão de crédito que possa reverter os gastos mensais em pontos nos programas de fidelidade é o primeiro passo para quem desejar viajar por meio de milhas. Segundo Ricardo Brasil, educador financeiro e fundador da Gava Investimentos, o consumidor precisa avaliar a pontuação que o cartão oferece a cada transação para conseguir o melhor custo-benefício. Outra orientação é buscar programas de fidelidade sem vencimento de pontos ou com prazos longos de expiração. “No lugar de pagar suas compras no débito, comece a ter o hábito de pagar e gastar tudo no cartão de crédito”, orienta Brasil.

Os programas também possuem clubes de assinaturas que ajudam o consumidor a acumular de forma mais rápida pontos necessários para a troca por uma passagem aérea ou por outros produtos. Neste caso, o educador financeiro recomenda assinar os programas em épocas de promoção.

“A grande dica é esperar a Black Friday, porque sempre surge um bom desconto no preço da assinatura”, acrescenta. Outra estratégia que ajuda a acelerar esse processo de acúmulo de pontos é a realização das chamadas “compras inteligentes”. No lugar de ir ao shopping e realizar a compra de forma convencional, os educadores recomendam que essas transações sejam feitas dentro dos shoppings dos programas de fidelidade ou por meio de sites parceiros que possam oferecer um retorno em pontos maiores.l

Especialistas indicam buscar programas de fidelidade sem vencimento dos pontos.

O Estado de S. Paulo

 

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