CEPAL: conferência discutirá envelhecimento e direitos de pessoas idosas

Autor(a):

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), organiza a Quinta Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe. A reunião será realizada de maneira híbrida (presencial e virtual) de 13 a 15 de dezembro na sede central da CEPAL em Santiago, no Chile. O encontro contempla a realização de três painéis que abordarão a situação das pessoas idosas e o desenvolvimento, o fomento da saúde e o bem-estar na velhice e a implementação de ambientes físicos, sociais e culturais que potencializem o exercício dos direitos das pessoas idosas.

De 13 a 15 de dezembro a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) organizará a Quinta Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe, na qual altos representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil se encontrarão para identificar os avanços e desafios da região na construção de um futuro digno para o envelhecimento e as pessoas idosas da região e na implementação do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento, 20 anos após a sua aprovação.

A reunião em modalidade híbrida (presencial e virtual) será realizada na sede central do organismo regional das Nações Unidas, em Santiago, Chile. O Governo do Chile assumirá a Presidência da Conferência, que desde 2017 é exercida pelo Paraguai. A Conferência conta com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O encontro faz parte do quarto exame e avaliação do Plano de Ação Internacional, que culminará em 2023 durante o 61º período de sessões da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas.

A abertura da conferência será realizada no dia 13 de dezembro às 14h30 (hora local, GMT-3) e contará com a participação do secretário executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs; do ministro da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, Julio César Borba; do oficial encarregado para a América Latina e o Caribe do UNFPA,  Jozef Maeriën; da coordenadora residente das Nações Unidas no Chile, María José Torres Macho; e do ministro do Desenvolvimento Social e Família do Chile, Giorgio Jackson.

Relatório – Na ocasião, a CEPAL apresentará o documento “Envelhecimento na América Latina e no Caribe: inclusão e direitos das pessoas idosas”, que constitui o relatório regional para o quarto exame e avaliação do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento. Além disso, os países apresentarão seus relatórios nacionais sobre a implementação do Plano de Ação Internacional.

O encontro contempla um diálogo com organizações da sociedade civil, bem como a realização de três painéis que abordarão a situação das pessoas idosas e o desenvolvimento, o fomento da saúde e o bem-estar na velhice e a implementação de ambientes físicos, sociais e culturais que potencializem o exercício dos direitos das pessoas idosas.

A reunião contará com três eventos paralelos sobre os direitos humanos das pessoas idosas no Chile, os desafios da mudança demográfica nas zonas rurais da América Central, México e Caribe hispânico e o envelhecimento ativo, o bem-estar social e a saúde mental no Caribe.

O programa completo da reunião está disponível no site especial do encontro.

Os jornalistas e representantes da imprensa podem credenciar-se para acompanhar o evento presencialmente por meio deste formulário e receberão uma mensagem automática quando a inscrição for aceita.

As atividades oficiais do evento poderão ser acompanhadas virtualmente ao vivo no site da reunião, no portal oficial da CEPAL, bem como nas redes sociais do organismo regional.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *