ILPIs: o direito à saúde das pessoas institucionalizadas na 17ª CNS, em Brasília, hoje

Autor(a):
ILPIs _ Instituições de Longa Permanência. Há 1751 instituições cadastradas no Brasil e estima-se que cerca de 107 mil pessoas idosas vivem nelas. O número das ILPIs não-oficiais é desconhecido. 
A 1ª Conferência Livre Nacional sobre o Direito à saúde das Pessoas Institucionalizadas (vídeo no final da reportagem) foi realizada no final de maio  e preparou a participação dos  seus delegados  à 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada hoje em Brasília com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O vídeo da 17ª Conferência está disponível no YouTube.
Texto de agradecimento da coordenadora Karla Giacomin publicado hoje, 5/7,  no coletivo Velhices Cidadãs
” *MAIS UM MOMENTO HISTÓRICO PARA AS ILPI* “
Agradecemos a todos que participaram da 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília, especialmente aos delegados e delegadas, bem como a todos os participantes que contribuíram para a presença da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI nesta 17ª CNS em Brasília.

Este vídeo é  uma singela homenagem a TODOS que colaboraram e apoiaram para a presença da Frente-ILPI nesta conferência. Seu compromisso e dedicação são exemplos inspiradores para todos nós.

Gratidão por fazerem a diferença na vida das pessoas idosas institucionalizadas no Brasil.
*Que possamos continuar unidos em nossa busca por uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada vida seja valorizada e cuidada da melhor maneira possível.*
Juntos, somos capazes de construir um Brasil melhor para todos.
*Equipe de Coordenação Frente-ILPI*
Geriatra Karla Fiacomin, coordenadora da Frente das ILPIs

Karla Giacomin (MG),

Aline Salla (Itália).
Delegados(as) à 17ª ₢onferência Nacional de Saúde:
Ailton Roberto Costa (SP)
Christine Abdalla (RJ)
Cláudio Stucchi (SP)
Edmar Oliveira Freire (RJ)
João Humberto Zago (MG)
Josiane Maria de Araújo (PE)
Juliana Souza Revoredo (BA)
Kelly Emelly Corrêa de Freitas (SC)
Lucas Natálio Valeriano (MG)
Mariana Medeiros Mota Tessarolo (ES)
Marisa Accioly Domingues (SP)
Renata Almeida de Castro Salles (MG)
Sandro Poleto (SP)

O que é  a Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI

A Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI é um espaço democrático de estudos, pesquisas, planejamento, articulações e fomento, instituído com as finalidades de:

– Estimular ações de apoio às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), de qualquer natureza – privadas sem fins lucrativos; privadas com fins lucrativos e públicas;
– Empreender e propor ao Poder Público e à Sociedade Civil Organizada ações coordenadas para o aperfeiçoamento das Políticas Públicas de Cuidados de Longa Duração à Pessoa Idosa.
Enfim para podermos nos conhecer melhor e valorizar o potencial da frente de fortalecimento.
 (Facebook)

O Projeto ILPI BH que foi um marco na trajetória da Frente

O Projeto ILPI BH, programa pioneiro de assistência da condição de saúde em idosos institucionalizados realizado pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFMG/Ebserh em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, divulgou os resultados de 24 meses de monitoramento. Ao todo, foram 114 instituições de longa permanência assistidas, 1.991 idosos atendidos e uma taxa de mortalidade por covid-19 em torno de 3%, número considerado baixo quando comparado ao impacto da covid-19 na população de idosos institucionalizados de países desenvolvidos.

Lançado em 2020, três meses após os primeiros casos da doença serem confirmados no Brasil, o projeto se concentrou em ações de proteção à covid-19 e assistência geriátrico-gerontológica em instituições de longa permanência que, pelas características físicas, de pessoal ou de logística, tinham dificuldade de realizar o isolamento adequado dos idosos  com caso suspeito ou confirmado. O objetivo foi evitar que o vírus se espalhasse mais rapidamente e outros idosos fossem contaminados.

O HC-UFMG atuou dando apoio matricial, ou seja, assegurando retaguarda especializada tanto de forma remota quanto presencial. “O programa surgiu em resposta à pandemia e utilizando tecnologias de apoio remoto, como videoconferências, aulas síncronas e assíncronas, chatbot e aplicativos de troca de mensagens instantâneas. Tem sido muito bonito verificar, na prática, como tem sido possível aproximar cada vez mais o Centro de Referência em Saúde do Idoso do HC das instituições que acolhem e cuidam de idosos em conjunto com a atenção primária do município. Os resultados confirmam o sucesso do combate à covid-19 em ILPIs em Belo Horizonte”, afirma o geriatra Jader Freitas.

As instituições de longa permanência foram divididas em cinco equipes matriciadoras, formadas por dois geriatras, um enfermeiro gerontólogo, um médico residente de geriatria e outros médicos que estão em contato próximo com as instituições e com as equipes dos postos de saúde, da Vigilância Sanitária, GAEREs, secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social e outros órgãos.

“Esse acompanhamento de dois anos foi extraordinário. Fizemos a diferença nas ILPIs em relação às demandas covid e também às não-covid, que são aquelas condições crônicas”, afirmou o chefe do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da UFMG e coordenador do Projeto ILPI BH, Edgar Nunes de Moraes (professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade e Medicina da UFMG.

Por isso mesmo, um dos desdobramentos desse projeto é o Cuidar. “Com o Projeto Cuidar, daremos continuidade ao monitoramento, mas com foco nas demandas não-covid. Observados que muitas dessas geram dificuldade e até gravidade maior que o próprio coronavírus”, enfatiza Edgar Nunes de Moraes. Além de reduzir a mortalidade por covid-19 dentro dessas instituições, o Projeto ILPIs também resultou em um maior vínculo do HC-UFMG com as instituições de longa permanência filantrópicas de Belo Horizonte, maior vínculo entre a rede Sistema Único de Saúde (SUS) e (Sistema Único de Assistência Social (SUAS), banco de dados e projetos de pesquisa.

Tecnologia

O Projeto ILPIs contou com cursos em formato educação a distância (EAD) para capacitar os profissionais da atenção primária e das instituições de longa permanência para idosos no manejo da covid-19 em pessoas acima de 60 anos. Além disso, o Centro de Telessaúde do HC-UFMG desenvolveu o Chatbot de Monitoramento Diário Individual do Idoso, ferramenta on-line de inteligência artificial que orientava o cuidador a entrar em contato e, concomitantemente, avisa à equipe do HC, por e-mail e em tempo real, em caso de sintomas suspeitos de covid-19.

O vídeo do encontro que preparou a participação da Frente na 17ª Conferência Nacional de Saúde, hoje, em Brasília

 Vídeo da 1ª Conferência Livre Nacional sobre direito à saúde das pessoas institucionalizadas, realizada no final de maio de 2023.

Thereza Christina Pereira Jorge e pesquisas no YouTube

Comunicação Social do HC-UFMG

Coordenação de Comunicação da Frente  Nacional de Fortalecimento à ILPI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *