MDHC : 282 mil violações do Estatuto da Pessoa Idosa em 5 meses

Autor(a):

A população idosa brasileira é de cerca de 32 milhões. E apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias. Segundo o MDHC elas apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra a pessoa idosa brasileira. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente.  Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

A campanha Junho Violeta do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) une-se à ONU no Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.

O MDHC, por meio da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), realiza amanhã , 14 de junho, e no dia 15,  o seminário nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa: Enfrentamento a todas as formas de violência.

A abertura oficial do evento, marcada para as 14h desta quarta-feira (14), ocorre no auditório do subsolo do bloco A da Esplanada dos Ministérios, e será aberta ao público interessado e à imprensa. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

O seminário, que integra a campanha “Junho Violeta”, contará em seu primeiro dia com a presença do ministro Silvio Almeida, do secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, além de representantes de diversos ministérios e da sociedade civil. Durante o evento, serão anunciadas ações e iniciativas de políticas públicas promovidas pela SNDPI voltadas às pessoas idosas e ao enfrentamento dos diversos tipos de violência cometidos contra essa faixa etária.

MDHC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *