Notícias de hoje, 30/6, na Revista do Brasil Idoso

Autor(a):
  • Destaque : A Prefeitura de Santos ensina seus alunos sobre Envelhecimento e relação entre as diferentes gerações
  • A convenção interamericana sobre o tema aguarda votação na Câmara desde 2017. Debatedores pedem aprovação de acordo sobre proteção dos direitos de pessoas idosas até outubro de 2023
  • Comissão promove audiência sobre a educação da população idosa. A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima quarta-feira (5) para discutir a educação da população idosa. Há cerca de 6 milhões de idosos analfabetos, a maioria no no nordeste
  • O Site R7 publicou este mapa do Brasil com as populações idosas
  • Senac Pernambuco oferece cursos para capacitação na área de cuidados aos idosos
O envelhecimento populacional tem sido uma realidade cada vez mais presente no Brasil. Entre 2012 e 2022, a participação das pessoas com 60 anos ou mais na população do país subiu de 11,3% para 15,1%, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o aumento da expectativa de vida, surge a necessidade de profissionais capacitados para prestar assistência adequada aos idosos. Com isso, o Senac Pernambuco está com inscrições abertas para dois cursos na área.
  • Santos é um ótimo exemplo

Palestra para crianças em Santos derruba mitos sobre a longevidade

A importância do entendimento do papel do idoso na sociedade foi apresentada, na manhã desta quarta-feira (28), a 50 alunos da rede municipal de ensino, durante encontro no Centro Cultural da Zona Noroeste (Areia Branca). A atividade faz parte da programação da Rede Educativa para Longevidade, programa da Prefeitura que busca evidenciar o protagonismo do idoso ativo e incentivar a proteção do idoso vulnerável.

 

Uberaba

5° Congresso Regional da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove de 4 a 7 de julho o 5° Congresso Regional da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). O tema deste ano é “Longevidade com saúde e qualidade de vida”.

O evento, online, será transmitido pelo canal no YouTube do projeto Portas Abertas, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site uberaba.mg.gov.br/seds. O público-alvo são pessoas da terceira idade, profissionais de saúde e de assistência social, pesquisadores, professores, alunos e demais interessados na área.

“Durante os quatro dias de evento, serão discutidos diferentes temas voltados à promoção do envelhecimento com qualidade de vida, considerando tanto aspectos da saúde física quanto mental. Será também um momento de exposição de políticas públicas exitosas”, afirmou a chefe da Seção de Atendimento à Pessoa Idosa da Seds, Keroline de Melo Silva.

Médico assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, entre 1992 a 2013, Sérgio Márcio Pacheco Paschoal é um dos convidados. O médico falará sobre “Autonomia e independência do idoso”. Paschoal também já foi coordenador da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo.

A promotora de Justiça aposentada Cláudia Freddo também está confirmada no Congresso. Ela abordará o tema “Idadismo”, que é o preconceito em relação à idade. Já a professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) responsável pela disciplina de Fisioterapia Geriátrica, Lislei Patrizzi, tratará dos “Aspectos biológicos do envelhecimento humano: acompanhamento e implicações”.

Outro destaque na programação é a palestra “Além do aposento: Buscando alternativas para viver essa nova etapa da vida”, a ser ministrada pela p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *