Vamos Votar! É Direito e Responsabilidade de todos

Autor(a):

Votar  é Direito de Todos

Votar é Responsabilidade de Todos

Não sei quantas vezes já votei na vida, mas sei que nunca perdi uma eleição. Lembro da alegria da primeira vez, do entusiasmo da minha turma de amigos, das discussões que sempre antecipavam um dia de eleições. Hoje, o voto é talvez a reflexão mais profunda que encaro, desde a primeira vez. Isso porque estamos vivendo uma polarização, uma situação nunca vista desde os meus 18 anos! 

A eleição de 2022 para presidente da República dividiu os eleitores em dois lados antagônicos, inventou uma briga absurda entre as duas opções preferidas embora existam vários candidatos.  Algumas amigas que também já não são mais obrigadas a votar, sentem-se livres de um dever cívico e até gostam do que consideram uma liberdade e um “alívio” , por ‘não gostarem de política’.

Em primeiro lugar, vamos pensar como se ainda tivéssemos o dever de votar: você já pensou que mesmo não gostando de política, é a política que determina muita coisa em sua vida? Que os transportes que usamos, os alimentos que compramos e os serviços que usamos no dia a dia, como a saúde, tudo depende de política? É bom pensar nisso, porque os candidatos, para todos os cargos, pretendem ser nossos ‘empregados’. Para isso, eles prometem o melhor dos mundos: educação, saúde, serviços eficientes. Quem vai pagar-lhes os salários? Nós!  Aposentados, pensionistas, profissionais na ativa. 

O voto é o nosso poder, porque é livre, secreto e nos dá também o direito de cobrar.  As urnas são seguras e ninguém pode invadi-las. Não importa a idade que temos, pois até aqui já aprendemos muito. 

Vamos pensar, avaliar os candidatos, pesquisar sobre eles. Se não souberem como, a internet é uma imensa fonte de informação e temos acesso à todas.  Nas próximas eleições, irei sim para votar, exercer um direito legítimo e cheio de esperança, por que não?  Bom voto para todos!

Zelia Prado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *