…Velha? Não, sou um Clássico

Autor(a):

Aprendendo a Envelhecer

Envelhecimento Ativo

Velha, Velho  é um substantivo  (O Velho) /

adjetivo que deixou de ser usado no século passado.

1. que tem muito tempo de vida ou de existência.
“meu avô é v.”
2.
que data de época remota; antigo.
“descende de uma v. linhagem nobre”

 

Certa vez,  perguntaram à grande estilista Mademoiselle Chanel: “Quando é que a senhora começou a se sentir velha? Minha filha, nunca. Sou um clássico; clássicos não envelhecem.”

Só coisas envelhecem. Uma roupa (menos um tailleur Chanel). Um sapato.Um móvel. Coisas.

Noutro  dia, um rapaz quis ser gentil comigo e tomar o meu lugar na fila do  supermercado. “A senhora não prefere ir para a caixa das prioridades? Respondi: “não, jovem, nós, idosos, demoramos muito para os devidos procedimentos no caixa do supermercado. Aqui a fila é de todos e há cinco caixas, onde tudo é mais rápido.” Ele continuou atrás de mim.

Desce o pano.

Não me incomodo de receber o protocolo que a sociedade definiu para idosos e idosas mas não gosto da ponta de ironia que vem no pacote “para os mais velhos”. Como acho muito feio usar o envelhecimento como vantagem e arrogância.  Idosos impacientes, grosseiros e arrogantes devem ter sido crianças e adultos mal-educados.

Voltando ao assunto deste artigo. Noutro dia fiquei contente da vida quando o moço que veio entregar a feira por telefone disse para mim: “madame pode deixar que eu coloco as compras. Achei esse título com a sonoridade dos concedidos pela realeza aos súditos.

Thereza Christina Pereira Jorge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *